Tratamento Fascial Global
23HORAS
Carga Horária:
- 23 horas
Pré-requisitos:
Graduação em Fisioterapia.
Sobre o Curso
Este curso ensina técnicas para o reequilíbrio global do sistema fascial do corpo humano.
Organizado em 2 pilares verticais principais, o core link e o tendão central, o sistema fascial é reforçado por 4 estruturas músculo-aponeuróticas transversais, os diafragmas.
Os diafragmas são reforçados pelo tendão central e ligam ele ao core link, formando as 4 cavidades do corpo humano: craniana, cérvico-torácica, torácica e abdominal.
As cavidades do corpo humano possuem pressões internas que precisam estar equilibradas para permitir uma boa fisiologia, principalmente do sistema visceral, dos sistemas circulatórios e do sistema nervoso, em especial do sistema nervoso autônomo. Por isto, o equilíbrio das cavidades e suas pressões é fundamental para a homeostase.
Cada diafragma está relacionado a um importante plexo autonômico, o que explica os efeitos neurovegetativos das técnicas.
Os diafragmas também são estruturas utilizadas pelo corpo para adaptar-se a diferentes estresses e tensões. Os diafragmas entram em tensão para preservar a fisiologia das demais estruturas corporais, e por isto são muito importantes para o diagnóstico. Devem ser avaliados antes e depois de todos os tratamentos.
Os diafragmas permitem a dinâmica dos diferentes fluídos do corpo e mantém as pressões das cavidades que delimitam.
Neste curso são ensinadas as técnicas para avaliação e tratamento dos 4 diafragmas, e reequilíbrio do tendão central, para equilibrar as 4 cavidades e seus sistemas de pressão. É, portanto, um tratamento global do sistema fascial do corpo humano, que deve ser complementado com avaliação e tratamento do core link, por meio de técnicas de manipulação cranio sacral e neuromeníngea.
Por seus efeitos sobre os sistemas visceral, circulatório e autonômico, o Tratamento Fascial Global é indicado para um grande número de condições clínicas.
É um tratamento de excelência para ser aplicado juntamente com manipulação visceral, manipulação vascular e outros tratamentos circulatórios, técnicas voltadas para o sistema nervoso autônomo, em todas as condições decorrentes do desequilíbrio destes sistemas.
Também pode ser utilizado em paciente cujas queixas não são muito específicas, como por exemplo: fadiga, ansiedade, insônia, falta de concentração, distúrbios e intolerâncias alimentares, dores generalizadas, entre outras.
Outra grande aplicação deste tratamento é para os casos de pacientes que apresentam um grande número de queixas musculoesqueléticas.
Utilizado na primeira sessão, o Tratamento Fascial Global estimula o reequilíbrio geral do organismo fazendo com que muitas das queixas menos importantes desapareçam. Com isto apenas as queixas mais importantes permanecerão, para que você possa abordá-las especificamente na(s) sessão(ões) seguinte(s).É também uma ótima forma de manutenção dos resultados de tratamento, especialmente para pacientes crônicos, após a resolução do quadro agudo. Para manter o bem estar e evitar as recidivas.
Clique aqui para ler um artigo detalhado sobre o sistema fascial do corpo humano.
Programa
- Anatomia do tendão central e organização do sistema fascial;
- Anatomia e fisiologia dos diafragmas;
- Anatomia e fisiologia das 4 cavidades;
- Fisiopatologias das cavidades;
- Fisiologia da “via respiratória”;
- Definição e princípios do Tratamento Fascial Global (TFG);
- Modo de ação, efeitos e aplicação do TFG;
- Indicações para o uso do TFG;
- Exemplos clínicos de aplicação do TFG;
- Técnicas para avaliação e tratamento dos 4 diafragmas.
Neste curso você irá:
- Aprender sobre a organização do sistema fascial do corpo humano: os pilares verticais, os 4 diafragmas e as 4 cavidades;
- Aprender sobre a fisiologia das 4 cavidades e o funcionamento coordenado dos diafragmas e tendão central;
- Aprender sobre a fisiopatologia das 4 cavidades e como elas perturbam a homeostase causando alterações da fisiologia e sintomas;
- Aprender como avaliar e tratar os 4 diafragmas;
- Ver exemplos de aplicação do TFG em casos clínicos diversos e aprender as suas indicações para o tratamento;
- Treinar as técnicas de avaliação e tratamento;
- Aprender como organizar e aplicar as técnicas de tratamento em uma sessão.