NaturopatiaHOMEOPATIA

Você sabe o que é Homeopatia?


A Homeopatia é um sistema terapêutico descoberto pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século XVIII. Não existe uma data exata para determinar o início da Homeopatia, mas foi no ano de 1976 que Hahnemann publicou um artigo baseado nos estudos que vinha desenvolvendo nos anos anteriores, e pode ser considerada a primeira publicação de princípios homeopáticos.

Atualmente a Homeopatia é o segundo sistema terapêutico mais utilizado no mundo, atrás apenas da medicina alopática. É praticada por diversos tipos de profissionais da saúde, com curso superior ou não, dependendo da legislação de cada país.

Surgida da frustração de Samuel Hahnemann com a medicina vigente na sua época, a qual ele praticara sem resultado satisfatórios, a Homeopatia foi estabelecida por ele como um sistema aprimorado de tratamento, com resultados satisfatórios.

Possui princípios que orientam a prática clínica, e que a diferenciam das demais terapêuticas. Podemos citar:

  • A Lei dos Semelhantes: o quadro sintomático causado pela administração de uma substância a uma pessoa saudável, será curado por esta mesma substância, quando administrada a um indivíduo sintomático. Ex.: se uma substância produz febre em uma pessoa saudável, ela poderá ser usada para o tratamento de uma pessoa que apresenta febre.
     
  • A experimentação no homem são: as pesquisas dos medicamentos homeopáticos são realizadas em seres humanos, saudáveis, administrando-se a eles os medicamentos e depois observando que sintomas produzem. Baseando-se na Lei dos Semelhantes, o medicamento será usado para o tratamento de quadros sintomáticos semelhantes àqueles que foram produzidos nos indivíduos saudáveis.
     
  • O Princípio do Infinitesimal – os medicamentos ultradiluídos: os medicamentos utilizados em Homeopatia são substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, que passam por um processo de sucessivas diluições e agitações mecânicas, conhecido como dinamização. A quantidade de matéria da substância terapêutica é muito pequena, e, a partir de um determinado número de diluições, não pode ser mais encontrada. Por isto, o medicamento homeopático não tem ação química, mas sim energética. Esta descoberta de Hahnemann fez com que os medicamentos se tornassem muito mais eficazes e sem os efeitos secundários atribuídos à toxicidade das doses da medicina alopática.
     
  • A Homeopatia não trata de doenças: diferentemente da alopatia, onde os quadros sintomáticos são reunidos em classificações, chamadas de patologias, na Homeopatia não se utiliza a classificação das doenças. Cada indivíduo é investigado dentro do seu quadro sintomático, e o tratamento é buscado de acordo com as manifestações sintomáticas daquele indivíduo. Portanto, na Homeopatia não há tratamento para a gripe, pneumonia, câncer, reumatismo, alergia, dermatite, etc. Estas condições, e todas as outras, podem ser tratadas pela Homeopatia, mas baseando-se na análise individual de cada caso. Assim, duas pessoas diagnosticadas com a mesma patologia pela medicina alopática serão tratadas com diferentes medicamentos homeopáticos.
     
  • Globalidade: a Homeopatia talvez tenha sido a primeira terapêutica psicossomática do Ocidente. No diagnóstico homeopático não há diferença entre problemas físicos, mentais, emocionais e espirituais. Embora sejam didaticamente classificados, todos os sintomas apresentados pela pessoa, de qualquer natureza, são reunidos em um quadro sintomático único, que representa o estado atual de reação daquela pessoa. O tratamento é escolhido com base neste quadro, e a melhora poderá ocorrer em todas as manifestações sintomáticas, de todas as naturezas (física, emocional, mental, espiritual).
     
  • Vitalismo: a Homeopatia é uma terapêutica vitalista. Isto é, baseia-se na existência de uma Força Vital que promove a vida e a administra. Todos os sintomas (“doenças”) são resultado das reações da Força Vital frente a um fator de desequilíbrio, e todo o tratamento tem como objetivo restaurar o equilíbrio da Força Vital ( = homeostase) e assim eliminar os sintomas.

Segundo Samuel Hahnemann, a Homeopatia deve ser capaz de produzir uma cura:

  • rápida;
  • suave;
  • permanente.

Toda vez que o tratamento homeopático não satisfizer estes 3 critérios, algum erro houve na condução do caso e a técnica deve ser revista e corrigida.

A Homeopatia pode ser utilizada para o tratamento de qualquer condição (“doença”), e para qualquer população: bebês, crianças, idosos, adultos, portadores de necessidades especiais, etc.

Trata-se de um sistema terapêutico de grande aplicabilidade, capaz de obter resultados surpreendentes, principalmente nas situações onde a medicina alopática não consegue mais do que resultados paliativos. Porém, a prática da Homeopatia exige um excelente domínio de sua técnica, o que requer profundos estudos e um conhecimento bastante vasto.

O ICON em breve irá oferecer um programa para aqueles que se interessam em aprender e dominar este sistema terapêutico, para que mais pessoas possam utilizar a Homeopatia com eficácia, e oportunizar aos pacientes a desejada cura.

Se você se interessa pelo estudo da Homeopatia, clique aqui e fale conosco. Entraremos em contato com você assim que nosso programa de Homeopatia começar a ser oferecido.

Próximos Cursos e Formações

Quer mais Informações?
Entre em contato conosco!

Fale ConoscoFALE CONOSCO Envie um e-mailE-MAIL Fone 48 3039 155148 3039 1551 WhatsApp 48 996 920 52448 996 920 524

Porquê Porque ICON

O ICON - International College of Osteopathy an Naturopathy - foi criado com o objetivo principal de ser um facilitador do acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento atualizado sobre teorias e técnicas terapêuticas, que permitam trabalhar em uma visão integral sobre a saúde.

  • ICON - Cursos com Credibilidade
    Credibilidade
    Cursos certificados pelo Barral Institute
  • ICON - Público Selecionado
    Público
    Selecionado
    Cursos exclusivos para profissionais da saúde
  • ICON - Professores Qualificados
    Professores
    Qualificados
    Corpo docente com profissionais internacionais
  • ICON - Cursos com Certificação Internacional
    Certificação
    Internacional
    Certificado com validade no Brasil e exterior
SAIBA MAIS