NaturopatiaSOBRE

O que é Naturopatia?


A Naturopatia é a união e a síntese de conhecimentos desenvolvidos por milhares de anos para oferecer os cuidados com a saúde para o século XXI. Atualmente as pessoas estão cada vez mais em busca de harmonia em suas vidas, procurando por bem-estar e equilíbrio, hábitos naturais e saudáveis para viver com felicidade. A Naturopatia integra diversos recursos para atender este desejo da sociedade atual: o de viver bem, não apenas viver sem doenças.

A Naturopatia é, antes de tudo, uma filosofia. Todos os sistemas terapêuticos se baseiam em uma visão sobre o ser humano, a saúde, a vida, a natureza e o universo, esteja esta visão clara para quem estuda e aplica, ou não. Pode-se dizer, portanto, que todo sistema terapêutico segue uma filosofia.

É claro que, diferentes sistemas terapêuticos se baseiam em princípios diferentes. Mas é possível encontrar alguns que compartilham os mesmos princípios, ou princípios semelhantes. É o caso, por exemplo, da Homeopatia, Medicina Chinesa, Osteopatia, Medicina Ayurvédica, Fitoterapia, além de muitos outros.

Estudando estes sistemas você descobre que, em linhas gerais, eles seguem uma filosofia semelhante, enquanto outros, como por exemplo a medicina alopática, baseada em recursos farmacológicos e cirúrgicos, tem uma abordagem bastante diferente. Por isto, alguns sistemas terapêuticos podem ser considerados naturopáticos, e outros não.

Os sistemas terapêuticos naturopáticos podem ser integrados e utilizados conjuntamente nos tratamentos, para obter melhores resultados. Também podem ser utilizados isoladamente. Ou, um sistema pode ser usado em substituição a outro, quando os resultados não estão sendo os esperados, mas mantendo a mesma linha de pensamento.

Vários sistemas terapêuticos podem ser associados e utilizados sob a visão da Naturopatia, desde que estejam em ressonância com seus princípios. E por isto a atuação dos profissionais de Naturopatia, assim como a sua formação, diferem bastante de um país para outro. Mas, em geral, o Naturopata atua como profissional de saúde de primeiro contato, ou seja, não precisa ser indicado por outro profissional. Elabora seu diagnóstico próprio, bem como sua estratégia terapêutica, e a aplica.

Veja abaixo mais detalhes sobre a Naturopatia.
 

OS PRINCÍPIOS DA NATUROPATIA

  1. O poder curativo natural (Vis medicatrix naturae). A auto-cura. O organismo tem uma capacidade inerente para criar, manter e restabelecer o estado de saúde. Continuamente está se adaptando a desequilíbrios, utilizando mecanismos de autorregulação para manter a homeostase (estado de relativa estabilidade no qual as funções fisiológicas estão equilibradas e competentes). Quando seu desequilíbrio é desafiado além da normalidade o organismo utiliza estes mecanismos para recuperar a homeostase. A Naturopatia atua para remover obstáculos que possam estar atrapalhando a auto-cura, bem como para apoiar, facilitar e aumentar as capacidades curativas inerentes do organismo.
     
  2. Antes de tudo, não causar dano (Primum non nocere). Baseado no princípio anterior (Vis medicatrix naturae), o organismo tem a capacidade de se auto-curar. Portanto, o papel da Naturopatia deve ser, antes de mais nada, não atrapalhar este processo. Na visão da Naturopatia os sintomas são o resultado da ação dos mecanismos de autorregulação na busca pelo equilíbrio, por isto não se deve combater os sintomas, mas sim ajudar os mecanismos de autorregulação em seu trabalho. A intervenção terapêutica não pode ser contrária à Vis medicatrix naturae, não se deve suprimir os sintomas, pois isto interefere no processo de cura. A ação terapêutica deve se utilizar dos métodos mais naturais, menos invasivos, supressivos e tóxicos.
     
  3. Identificar e tratar a causa (Tolle causam). Todas as doenças tem causa(s). Para que a pessoa se recupere completamente é necessário identificar e remover a(s) causa(s) subjacente(s), que podem ser de origem física, emocional, mental, energética, espiritual. Sintomas são a consequência, e não a causa, da doença. O tratamento não dever ser orientado para os sintomas, que são apenas o resultado do esforço do organismo para se reequilibrar.
     
  4. Tratar a pessoa como um todo (Tolle totum). A saúde é o resultado de um complexo que inclui aspectos físicos, mentais, emocionais, genéticos, energéticos, ambientais, sociais, espirituais, entre outros. A natureza multifatorial da saúde exige uma abordagem abrangente e personalizada, para o diagnóstico e tratamento. A Naturopatia aborda a pessoa globalmente, levando em conta todos estes fatores.
     
  5. Educação (Docere). A origem da palavra “Doutor” é professor. Um dos principais objetivos da Naturopatia é educar o paciente e enfatizar a sua responsabilidade para com a saúde. O potencial terapêutico da relação terapeuta-paciente também é considerado de grande valor na Naturopatia.
  6. Prevenção  (Prevenire). A prevenção é melhor que a cura. O maior objetivo de qualquer sistema de cuidados para a saúde deve ser a prevenção. Isto pode ser alcançado pela educação do paciente e por ações que promovam a saúde e um estilo de vida saudável. Um indivíduo não consegue ser saudável em um ambiente não saudável, por isto a Naturopatia deve estar comprometida com a criação de um mundo onde a humanidade possa prosperar.

Próximos Cursos e Formações

Quer mais Informações?
Entre em contato conosco!

Fale ConoscoFALE CONOSCO Envie um e-mailE-MAIL Fone 48 3039 155148 3039 1551 WhatsApp 48 996 920 52448 996 920 524

Porquê Porque ICON

O ICON - International College of Osteopathy and Naturopathy - foi criado com o objetivo principal de ser um facilitador do acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento atualizado sobre teorias e técnicas terapêuticas, que permitam trabalhar em uma visão integral sobre a saúde.

  • ICON - Cursos com Credibilidade
    Credibilidade
    Cursos certificados pelo Barral Institute
  • ICON - Público Selecionado
    Público
    Selecionado
    Cursos exclusivos para profissionais da saúde
  • ICON - Professores Qualificados
    Professores
    Qualificados
    Corpo docente com profissionais internacionais
  • ICON - Cursos com Certificação Internacional
    Certificação
    Internacional
    Certificado com validade no Brasil e exterior
SAIBA MAIS