ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent · ICON · International College of Osteopathy and Naturopathy · Trauma: An osteopathic approach ·

Blog

LIVROTrauma: An osteopathic approach

11/02/2022

Trauma: An osteopathic approach

Autores: Jean-Pierre Barral & Alain Croibier
327 páginas
Ano: 1999
Editora: Eastland Press
Idioma: inglês

Traumas mecânicos são uma importante causa de disfunções tratadas pela Osteopatia e pela terapia manual. Quedas, acidentes automobilísticos, impactos sobre o cranio, traumas durante a prática esportiva, durante o parto, são apenas alguns exemplos de situações que vão criar quadro agudos, que podem se perpetuar em quadros sub-agudos e crônicos.

As disfunções estruturais decorrentes dos traumas levam à consulta com um osteopata, tanto no curto prazo após a ocorrência do trauma, como para investigar e tratar as suas consequências tardias.

Mas o conhecimento a respeito dos efeitos do trauma sobre a estrutura do corpo humano é quase todo proveniente dos estudos da traumatologia médica, que se ocupa principalmente dos quadros de lesão, tais como as fraturas, rupturas, entorses, sub-luxações e luxações, distensões, etc.

Na visão médica o objetivo do tratamento é controlar as reações tissulares ao trauma, principalmente a inflamatória, e recuperar a integridade dos tecidos rompidos. Porém, mesmo nos quadros de lesão existem estruturas e tecidos que não chegam ao estágio de ruptura, mas tornam-se disfuncionais. E a grande maioria dos quadros são traumas menores, sem ruptura tecidual, que deixam sequelas funcionais.

A “traumatologia funcional” não recebe atenção da área médica e, mesmo na Osteopatia, que se ocupa por excelência dos quadros de disfunção, os estudos sobre as consequências funcionais do trauma ainda hoje são muito escassos.

Este livro de Jean-Pierre Barral e Alain Croibier preenche uma boa parte desta lacuna, ao trazer uma visão sobre o trauma e seus efeitos que vai além da lesão. Utilizando-se dos conceitos osteopáticos de globalidade e integralidade da estrutura do corpo humano para ampliar o entendimento dos efeitos do trauma, este livro apresenta um novo mundo de possibilidades.

Seja qual for a intensidade do trauma, ele sempre gera uma onda de choque, mecânica, que possui um ponto de entrada nos tecidos corporais. Esta onda de choque pode determinar, ou não, a ruputura de tecidos, mas ela irá “viajar” pelos tecidos, sendo transmitida de um a outro, até que finalmente se dissipe. Isto quer dizer que a onda de choque do trauma não irá atingir somente o ponto de impacto, o local de entrada da onda de choque, mas também todos os demais tecidos e estruturas que irá atravessar em seu trajeto dentro do corpo humano.

Assim, disfunções poderão ser criadas em tecidos e estruturas distantes do local do impacto, causando uma perturbação da fisiologia que poderá se tornar sintomática apenas tardiamente.

O livro trata essencialmente de quais estruturas podem ser afetadas por um determinado trauma mecânico, e como poderão sofrer por isto. E apresenta técnicas para avaliá-las e tratá-las, revertendo os quadros disfuncionais instalados pelo trauma.

Sistema nervoso central e periférico, e sistema neuromeníngeo

O sistema nervoso recebe uma atenção particular, em especial o sistema nervoso central. Por suas peculiaridades anatômicas e histológicas este sistema responde grandemente aos traumas. Sabiamente, as nobres estruturas nervosas que controlam a fisiologia são preservadas ao máximo dos efeitos do trauma, mas o sistema meníngeo absorverá as forças da onda de choque, e apresentará perturbações da sua dinâmica.

Um repertório muito útil de técnicas de avaliação, e de tratamento, do sistema neuromeníngeo é apresentado no livro. Técnicas para as suturas, meninges cranianas, ossos do cranio e da face, e até para o cérebro (a víscera do cranio). Mas também para as meninges espinhais, o tubo dural e os envoltórios meníngeos que se prolongam pelos forames intervertebrais e se tornam os tecidos conectivos dos nervos periféricos. Sem esquecer dos plexos – cervical, braquial, lombar, sacral – fundamentais para o equilíbrio mecânico do sistema neuromeníngeo.

O sacro e o cóccix, com seus ligamentos importantes, e sua conexão com as meninges espinhais, em especial a dura-máter, também recebem atenção na avaliação e tratamento.

Vísceras

Outras estruturas que sofrem um grande efeito da onda de choque do trauma, mas são muito negligenciadas nestas situações, são as vísceras. “Pai” da Manipulação Visceral, Jean-Pierre Barral não poderia deixar de prestar atenção nas consequências sofridas pelas vísceras, e por isto apresenta uma série de técnicas para avaliar e tratar as consequências dos traumas mecânicos sobre as vísceras.

Baço, rins, órgãos do mediastino, entre outros, são bastante afetados pelos traumas. Os ligamentos viscerais do estômago, fígado, pulmão, e vários outros, e fáscias, como a bainha visceral do pescoço, também precisam de atenção na avaliação e tratamento do trauma.

Whiplash

A teoria e a prática abordadas no livro referem-se a qualquer tipo de trauma, mas o whiplash, um trauma muito importante e bastante comum, recebe uma atenção especial.

Física do trauma

Na parte teórica do livro os autores fazem uma revisão muito interessante de leis da física, relacionando-as com os efeitos do trauma. O corpo humano é heterogêneo, formado por tecidos com estrutura e densidades diferentes, e por isto os efeitos do trauma não serão os mesmos em todas as suas partes, o que podemos entender melhor estudando os princípios físicos envolvidos.

Abordagem funcional do trauma

Para aproximar o trauma da realidade da clínica osteopática os autores discutem a anatomia funcional e a fisiologia do movimento do sistema nervoso, bem como as reações dos tecidos ao impacto, a fisiopatologia das lesões e seus sintomas.

Apresentam uma sessão dedicada às queixas clínicas relacionadas ao trauma, onde abordam migrâneas e cefaléias, cervicalgias, disfunções vestibulares e do equilíbrio, distrofias simpático-reflexas, insuficiência vértebro-basilar, síndrome do desfiladeiro torácico, vertigens, e até isquemias cerebrais transitórias e as reações psíquicas e emocionais ao trauma.

Aplicação clínica

Por fim os autores apresentam uma avaliação osteopática global para situações de trauma, incluindo o diagnóstico visceral manual, as precauções a seguir durante o tratamento, e estratégias terapêuticas.

Trata-se de uma obra singular. Não há qualquer outro livro na área da osteopatia dedicado a este estudo aprofundado do trauma, seus efeitos e seu tratamento. Tampouco há uma outra obra que trate de forma tão direta e abrangente da abordagem funcional do trauma.

Publicado há mais de duas décadas, segue um livro inovador e a maior referência sobre o assunto. Ainda não surgiu outra obra que avance o conhecimento na área desbravada pelos autores.

Leitura obrigatória para todos que se dedicam ao tratamento osteopático, ou a outras formas de tratamento manual com uma visão global e integrativa. Para estudá-lo e aplicá-lo.

Também é uma visão refrescante e inspiradora para profissionais da saúde que trabalham com outras abordagens terapêuticas e que podem encontrar informações muito ricas para uma reflexão sobre a forma de entender o trauma e abordá-lo.

AnteriorANTERIORTODOSSeguintePRÓXIMO

Próximos Cursos e Formações

Quer mais Informações?
Entre em contato conosco!

Fale ConoscoFALE CONOSCO Envie um e-mailE-MAIL Fone 48 3039 155148 3039 1551 WhatsApp 48 996 920 52448 996 920 524

Porquê Porque ICON

O ICON - International College of Osteopathy and Naturopathy - foi criado com o objetivo principal de ser um facilitador do acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento atualizado sobre teorias e técnicas terapêuticas, que permitam trabalhar em uma visão integral sobre a saúde.

  • ICON - Cursos com Credibilidade
    Credibilidade
    Cursos certificados pelo Barral Institute
  • ICON - Público Selecionado
    Público
    Selecionado
    Cursos exclusivos para profissionais da saúde
  • ICON - Professores Qualificados
    Professores
    Qualificados
    Corpo docente com profissionais internacionais
  • ICON - Cursos com Certificação Internacional
    Certificação
    Internacional
    Certificado com validade no Brasil e exterior
SAIBA MAIS