A Respiração na Osteopatia
24HORAS
Carga Horária:
- 24 horas
Pré-requisitos:
Formação em Osteopatia (concluída ou em andamento).
Sobre o Curso
A chave para a compreensão do sistema adaptativo corporal
ATENÇÃO: este curso tem lista de espera para inscrições.
Para entrar na lista de espera é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar documento que comprove a formação em Osteopatia (concluída ou em andamento). Entre em contato para maiores esclarecimentos.Este curso apresenta uma abordagem única para a conexão anatômica e funcional entre os diferentes sistemas corporais tratados pela Osteopatia (musculoesquelético, visceral e craniossacral): a conexão por meio da RESPIRAÇÃO.
Neste curso, os movimentos respiratórios, tanto da respiração pulmonar, como também da respiração craniana primária, serão utilizados para avaliar e correlacionar estes diferentes sistemas.
O enfoque deste curso é no diagnóstico e na abordagem clínica. Serão estudadas as influências dos movimentos respiratórios e da fisiologia dos diafragmas do corpo humano sobre as cavidades corporais, e sua correlação com os sistemas (musculoesquelético, visceral, craniossacral), para diagnosticar o esquema disfuncional de adaptação global do paciente.
Baseado no diagnóstico do esquema de adaptação, um tratamento global do paciente, com enfoque nos diafragmas, será utilizado para a integração de todos os sistemas corporais, a sincronização dos diafragmas e o reequilíbrio das cavidades corporais.
Programa
- Os diafragmas
- Anatomia dos diafragmas.
- Fisiologia dos diafragmas e sua influência sobre as cavidades corporais.
- Influência do movimento dos diafragmas sobre as diferentes estruturas do corpo: musculoesqueléticas, viscerais e craniossacrais.
- As disfunções dos diafragmas.
- Influências musculoesqueléticas
- Sistema central axial: as curvaturas vertebrais e suas possibilidades.
- Sacro: a grande encruzilhada; diferentes tipos de adaptação do sacro.
- Movimentos dos ossos periféricos nos membros: teoria dos biopolímeros e os movimentos percebidos.
- Influências viscerais
- Perturbação dos movimentos das cúpulas diafragmáticas: as diferentes cadeias de adaptação – fígado, baço, fáscias de Toldt, pelve menor.
- Perturbação dos movimentos dos pilares diafragmáticos: adaptações lombossacras – os rins.
- Síntese das influências viscerais sobre o sacro.
- Influências craniossacrais
- Movimento Respiratório Primário (M.R.P.).
- Análise da vascularização do crânio sob a ótica do M.R.P.
- Repercussões das diferentes disfunções cranianas sobre o sistema vascular.
- A postura ereta
- Relações entre os diferentes diafragmas na postura ereta: os ossos centrais (esterno, sacro, etc.) e as chaves osteopáticas.
- Protocolo de avaliação para o diagnóstico do sistema adaptativo global.
- Técnica de sincronização dos diafragmas.
- O homem em pé, entre o céu e a terra.
Neste curso você irá:
- Estudar os diafragmas do corpo humano: sua anatomia, fisiologia, sua influência sobre as cavidades corporais e as demais estruturas do corpo, e suas disfunções.
- Aprender sobre as correlações entre os diafragmas e sua fisiologia e os sistemas musculoesquelético, visceral e craniossacral, e como diagnosticar as disfunções.
- Aprender a organização dos diafragmas na postura ereta, dos ossos centrais e das “chaves osteopáticas”, e as principais cadeias de disfunção.
- Aprender técnicas de tratamento para o reequilíbrio dos diafragmas e dos sistemas relacionados, e para a sincronização dos diafragmas.