Blog

MATÉRIAAvaliação e tratamento manual do cérebro: o mais novo curso de Jean-Pierre Barral

14/08/2020

Avaliação e tratamento manual do cérebro: o mais novo curso de Jean-Pierre Barral

Com o nome de “Manipulação Visceral Avançada: O Cérebro”, Jean-Pierre Barral, DO, tem apresentado ao mundo o seu mais recente curso, cuja preparação iniciou há mais de 20 anos, e que somente agora chegou ao estado de amadurecimento desejado pelo autor para compartilhar com outros profissionais. Na verdade, seu interesse pelo papel do cérebro no tratamento manipulativo e osteopático iniciou há mais de 40 anos, quando começou a estudar e desenvolver um curso sobre o whiplash dentro da visão e tratamento osteopáticos. Mais tarde este conhecimento se transformou no livro Trauma: An osteopathic approach, e também deu origem ao curso Manipulação Neuromeníngea (NM1), o primeiro curso do currículo de Manipulação Neural do Barral Institute.

Em Novembro de 2019, em sua última vinda ao Brasil para participar do Barral Institute Symposium Brazil 2019 – BISB 2019, os participantes puderam ter uma pequena amostra do que está reservado para este curso. Durante uma manhã Jean-Pierre Barral ministrou um workshop prático sobre as suas inovadoras técnicas para o tratamento do cérebro.

As técnicas ensinadas no curso foram desenvolvidas por JP Barral em sua prática clínica, no tratamento de pacientes com traumatismo craniano, AVC, patologias cerebrais e disfunções motoras. São direcionadas para o cérebro em si e também para suas conexões vasculares e neurais. É o que Jean-Pierre considera o “conteúdo” da cabeça, enquanto as meninges e ossos formam o “continente” desta região.

O curso é dividido em 2 abordagens:

- Abordagem estrutural: sistemas vascular, nervoso, meníngeo, ocular, barométrico, e circulação do LCR.

- Abordagem funcional: explora os sentidos do olfato, audição, visão, a linguagem, coordenação, propriocepção, emoções.

Com base na plasticidade cerebral as técnicas tem com objetivo “contruir novas pontes” dentro do cérebro. No curso são discutidas patologias como o Mal de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, e como uma terapia manual precisa pode ajudar o cérebro a se auto-reparar e aliviar as limitações e sintomas decorrentes destas patologia.

A última edição deste curso aconteceu em Madri (Espanha), nos dias 24 a 26 de julho de 2020, com a organização do Barral Institute España, dirigido pelo Prof. Nabil Gonzalez, DO, que frequentemente vem ao Brasil ministrar os cursos da formação em Manipulação Visceral.

O curso sobre o cérebro já tem um segundo módulo: “Manipulação Visceral Avançada: O Cérebro 2”, que dá continuidade ao assunto do primeiro curso. E um livro sobre o tema, com o conteúdo e as técnicas dos cursos já está sendo escrito, e aguardado para breve.

Jean-Pierre Barral estará de volta ao Brasil em Novembro de 2021, para ministrar 2 cursos, nas cidades de Brasília e Florianópolis. O ICON oferece com exclusividade os cursos de Jean-Pierre Barral no Brasil. Programe-se para estar lá e estudar com o mais proeminente e inovador osteopata da atualidade!

AnteriorANTERIORTODOSSeguintePRÓXIMO

Próximos Cursos e Formações

Quer mais Informações?
Entre em contato conosco!

Fale ConoscoFALE CONOSCO Envie um e-mailE-MAIL Fone 48 3039 155148 3039 1551 WhatsApp 48 996 920 52448 996 920 524

Porquê Porque ICON

O ICON - International College of Osteopathy an Naturopathy - foi criado com o objetivo principal de ser um facilitador do acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento atualizado sobre teorias e técnicas terapêuticas, que permitam trabalhar em uma visão integral sobre a saúde.

  • ICON - Cursos com Credibilidade
    Credibilidade
    Cursos certificados pelo Barral Institute
  • ICON - Público Selecionado
    Público
    Selecionado
    Cursos exclusivos para profissionais da saúde
  • ICON - Professores Qualificados
    Professores
    Qualificados
    Corpo docente com profissionais internacionais
  • ICON - Cursos com Certificação Internacional
    Certificação
    Internacional
    Certificado com validade no Brasil e exterior
SAIBA MAIS