Abordagem Articular em Pediatria

24HORAS
Carga Horária:
- 24 horas
Pré-requisitos:
Graduação em Fisioterapia
Sobre o Curso
A Osteopatia Pediátrica é uma área em acelerado desenvolvimento em todo o mundo, que tem demonstrado excelentes resultados e oferecido soluções para um grande número de condições clínicas, promovendo a saúde e o desenvolvimento de recém-nascidos, bebês e crianças.
Porém, apesar de ter experimentado um grande crescimento, a abordagem osteopática para os pacientes pediátricos concentra-se, em grande parte, no tratamento craniano e craniossacral. Esta é uma área de grande importância para o tratamento pediátrico, mas, obviamente, não é a única que deve ser abordada.
Algumas abordagens dos sistemas viscerais também têm sido desenvolvidas e aplicadas, como por exemplo a adaptação das técnicas criadas por Jean-Pierre Barral, o “pai” da Manipulação Visceral, para uso em pediatria. O Prof. Rene Assink, DO (Alemanha) é instrutor do Barral Institute e desenvolveu uma das melhores abordagens de tratamento visceral para a pediatria, ensinada no curso Manipulação Visceral em Pediatria (VAP).
No entanto, uma lacuna permanece muito pouco explorada: o uso de abordagens de tratamento articular em recém-nascidos, bebês e crianças.Assim como nos adultos, o tratamento esquelético ocupa um lugar muito importante no tratamento osteopático em pediatria.
Obviamente, simplesmente aplicar as técnicas osteopáticas usadas em adultos, nas crianças, não é eficaz. Do alto de seus mais de 35 anos de experiência com tratamento osteopático em pediatria, o Prof. Rene Assink, DO (Alemanha), juntamente com sua colega Barbara Feller, DO (Alemanha), desenvolveram uma forma eficaz de abordar o sistema musculoesquelético em pacientes pediátricos, abrindo amplas e novas possibilidades.
Programa
Nesta abordagem são integradas técnicas tradicionais da osteopatia como:
-
Tratamento Osteopático Global (G.O.T.);
-
liberação miofascial;
-
técnicas osteopáticas articulares;
-
juntamente com o conceito de tratamento articular de W.G. Sutherland.
Criando uma abordagem holística e integrativa para o tratamento esquelético.
Esta ampla variedade de abordagens osteopáticas integra o tratamento neural, muscular e esquelético para o tratamento de recém-nascidos, bebês e crianças, de uma forma amplamente aplicável e voltada para a prática clínica.
Este curso apresenta também uma introdução ao desenvolvimento motor no primeiro ano de vida, e como aplicá-lo na avaliação clínica. Isto permite avaliar o desenvolvimento e descobrir as restrições que podem estar escondidas, prejudicando os movimentos normais do corpo.
Uma atenção especial será dada ao tratamento da região cervical, uma vez que disfunções nesta área, como por exemplo os torcicolos, são muito frequentes e seu tratamento tem uma importância fundamental.
Neste curso você irá:
-
Aprender como avaliar e tratar o sistema esquelético e articular de recém-nascidos, bebês e crianças.
-
Aprender como adaptar diferentes abordagens osteopáticas como o G.O.T., liberação miofascial, técnicas de Sutherland e técnicas osteopáticas articulares, para uso em pediatria.
-
Aprender como tratar os torcicolos do bebê.
-
Praticar as técnicas com a orientação do professor.
-
Aprender como integrar diferentes abordagens em casos clínicos, e como aplicar este conhecimento em sua prática clínica.