ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent · ICON · International College of Osteopathy and Naturopathy · Manual Therapy for the Cranial Nerves ·

Blog

LIVROManual Therapy for the Cranial Nerves

23/07/2020

Manual Therapy for the Cranial Nerves

Autores: Jean-Pierre Barral, DO & Alain Croibier, DO
286 páginas
Ano: 2013
Idioma: inglês

“Todo nervo deve estar livre para agir e cumprir sua função.”

Com esta frase de Andrew Taylor Still, o descobridor da Osteopatia, os autores iniciam este livro, uma obra de grande importância para aqueles que se dedicam à Osteopatia e à Terapia Manual.

Não é necessário explicar o quão fundamental é o sistema nervoso, o “grande chefe” da fisiologia, da homeostase, e de importância vital para o corpo humano. Todas as técnicas manuais agem sobre o sistema nervoso e promovem efeitos por meio dele, sejam elas chamadas “articulares”, “miofasciais”, “viscerais”, “fasciais” etc. Porém, podemos dizer que a ação destas técnicas é indireta, pois não são técnicas desenhadas para manipular especificamente as estruturas nervosas.

Alguns autores dedicaram-se a desenvolver formas de manipulação com ação direta sobre o sistema nervoso. Na área da Osteopatia se pode citar W.G. Sutherland, o pai da Osteopatia Craniana ou Cranio Sacral, que há quase um século atrás voltou a sua atenção para o sistema nervoso central, juntamente com seu sistema meníngeo, incluindo-os no tratamento manipulativo e osteopático. Seu trabalho, seguido por autores como John Upledger e tantos outros, colocou definitivamente o sistema nervoso dentro do tratamento manipulativo,  tornando a avaliação e tratamento do sistema neuromeníngeo e craniossacral um ponto obrigatório. Dentro da sua abordagem uma especial atenção foi dada também aos nervos cranianos.

Mais recentemente, outro autor colocou o sistema nervoso novamente no centro das atenções do mundo da Terapia Manual: David Butler, um Fisioterapeuta australiano, em meados dos anos 80 reuniu um grande conhecimento já disponível sobre a mecânica do sistema nervoso, especialmente o periférico, e organizou teorias sobre o seu papel central nas disfunções, assim como técnicas para sua avaliação e tratamento. Um grande  número de pesquisas se desenvolveram a partir deste trabalho inicial, dando corpo a uma abordagem que ficou conhecida como “Mobilização do Sistema Nervoso” ou “Neurodinâmica”.

O trabalho de Jean-Pierre Barral e Alain Croibier sobre o tratamento direto do sistema nervoso se alimenta do conhecimento de Sutherland e dos estudos sobre as relações entre mecânica e fisiologia do sistema nervoso de David Butler, mas não é igual a nenhum deles.

Estas novas técnicas para o tratamento do sistema nervoso são originais e únicas. As manipulações diretas dos nervos foram testadas e aprimoradas pelos autores ao longo de mais de 15 anos, até chegarem em um formato eficaz, apresentado em seus livros e ensinados em seus cursos. Elas são diferentes da abordagem neuromeníngea e dos nervos cranianos de Sutherland, e também das técnicas de mobilização apresentadas por David Butler. Reunindo vários conceitos já conhecidos, e desenvolvendo outros originais, os autores apresentam uma forma refinada, precisa e eficiente de manipulação direta dos nervos. Os efeitos da aplicação destas técnicas sobre os nervos cranianos são extremamente abrangentes, indo desde as cefaléias e as famosas “neuralgias do trigêmeo” até efeitos viscerais, passando pelas disfunções sensoriais, e outras.

O livro apresenta alguns conceitos sobre a fisiologia e mecânica do sistema nervoso e, em especial, dos nervos. De forma resumida, pois este conhecimento é apresentado amplamente, e em detalhes, em seu outro livro “Manual Therapy for the Peripheral Nerves”. Segue-se uma bela apresentação da anatomia do cranio, do sistema nervoso central e dos nervos cranianos, e um seção sobre a patologia funcional dos nervos cranianos.

A avaliação e os princípios gerais de tratamento de nervos cranianos são abordados em um capítulo específico, seguido de capítulos dedicados individualmente a cada um dos nervos cranianos, com uma exposição da sua anatomia, relações, anastomoses, ramos colaterais e terminais, e as técnicas específicas de tratamento para aquele nervo, com indicações clínicas.

Um breve capítulo aborda a manipulação do cérebro. E a última parte do livro se dedica à anatomia clínica, discutindo as patologias dos nervos cranianos e condições clínicas comuns como sinusite, cervicalgia de origem craniana, entre outras. O sistema nervoso autônomo também recebe uma breve abordagem.

É um livro que traz um conhecimento de anatomia e fisiologia fundamentais, com informações selecionadas de acordo com sua importância clínica, sem estender-se demasiadamente em longas e excessivamente detalhadas descrições. Você terá neste livro o conhecimento exato para aplicar as técnicas de manipulação dos nervos cranianos com exatidão. Um belo estudo de anatomia com a aplicabilidade que o clínico precisa.

Como todos os outros livros dos autores, este também é um manual para a prática, desenvolvido a partir da experiência clínica dos mesmos. São as “receitas” que os autores tem usado com sucesso em seus pacientes há muitos anos, para que você possa fazer uso com segurança e bons resultados.

Jean-Pierre Barral e Alain Croibier mais uma vez trazem um livro obrigatório na estante de todo osteopata e terapeuta manual. A manipulação dos nervos cranianos tem muito a contribuir no tratamento manipulativo, sua utilização é muito ampla e deve ser considerada em praticamente todos os casos.

AnteriorANTERIORTODOSSeguintePRÓXIMO

Próximos Cursos e Formações

Quer mais Informações?
Entre em contato conosco!

Fale ConoscoFALE CONOSCO Envie um e-mailE-MAIL Fone 48 3039 155148 3039 1551 WhatsApp 48 996 920 52448 996 920 524

Porquê Porque ICON

O ICON - International College of Osteopathy and Naturopathy - foi criado com o objetivo principal de ser um facilitador do acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento atualizado sobre teorias e técnicas terapêuticas, que permitam trabalhar em uma visão integral sobre a saúde.

  • ICON - Cursos com Credibilidade
    Credibilidade
    Cursos certificados pelo Barral Institute
  • ICON - Público Selecionado
    Público
    Selecionado
    Cursos exclusivos para profissionais da saúde
  • ICON - Professores Qualificados
    Professores
    Qualificados
    Corpo docente com profissionais internacionais
  • ICON - Cursos com Certificação Internacional
    Certificação
    Internacional
    Certificado com validade no Brasil e exterior
SAIBA MAIS